Mais um tema para discussão

saudações associativas!! Hoje é dia de São Martinho e o "Verão de São Martinho" apareceu em força. Este post serve para relembrar que estão abertas as inscrições apra o Karaoke. Poderão ligar para o 964814843 ou 919114778, ou por Mail para aja.associacao@gmail.com, ou no próprio local do concurso. Lembrem-se que "mais que um concurso, uma festa" e para tal precisamos de vocês todos lá. Dos muitos comments que recebemos a nosssa comentador Nadrigues enviou uma boa ideia para a a participação dos nosso Bloggers. Aqui vai a sua ideia. Eu já estou a pensar num comentário..... Nadrigues said: .... sugiro que todos reflictam sobre a época especial que está à porta: o Natal!!! Que tal cada um escrever como encara o natal?Entre consumismo vs solidariedade; Materialismo vs partilha; Prendas vs ofertas/dádiva; Tristeza vs alegria; egocentrismo vs comunidade??? Acho k é um tema pertinente para esta altura!!! Pensei no que é o natal actualmente!!! Limito me a lançar o desafio!!! por enquanto é mlhr n me exprimir!!! Até sexta!!! nadrigues:)

9 comments:

Anónimo disse...

ola a todos!!!

Vou aproveitar a hora da sesta para escrever a minha perspectiva quanto ao tema que lancei para debate!
N foi,de facto,de propósito que me lembrei do Natal. Afinal, a partir de agora somos bombardeados com pedidos de ajuda para apoio a campanhas de solidariedade, onde aparecem as caras mais conhecidas do Jet7 portugues (afinal fica sempre bem dar a cara por estas coisas...mx entre comprar um vison e ajudar o vizinho do lado, n sei qual é a prioridade?!Bem, é melhor n ir por aí!. Além disso temos as tradicionais festas em prisões, hospitais, intarnatos!!!Digam me uma coisa: Esse tipo de população(doentes, prisioneiros...) só existe no Natal???Depois emigram!?
Eu acho que, lamentalvelmente, o Natal está a tornar-se n numa festa familiar, ms numa forma de promover o comercio, a publicidade, a venda, o consumismo...parece que tamos a assistir a uma empresarialização do "natl",isto é, ta a tornar-se numa empresas de marketing, puramente virada para o lucro!!!A partir de agora, as nossas casas sao invadidas por nenucos, barbies, X-MEN!!!Mas, que espiriuto é k a nossa sociedade quer transmitir as crinças???no meio disto tudo onde ta a dadiva, a partilha, o dar ao outro sem esperar, o auto-realizar-se enquanto ser solidario???
NB kero assumir uma postura radical, pk acredito k ha excepções e essas serão a salvação, mx atormenta-me assistir a esta alteração dos ideais natalicios!!!Bem, tudo isto deve ser excelente para os empresarios do Pai Natal: LUCRO, LUCRO E MAIS LUCRO!!!acho que têm conseguido atingir esse objectivo!

Caros sócios, digam BASTA!!!Vamos pensar na contribuição que cada um de nós pode dar para que este cenário se altere...pelo menos para que n piore!!!

Xpero mais opinioes que me ajudem a entender a minha!!!

Fiquem bem!!!

Nadrigues;)

Anónimo disse...

ah!!!So mais uma coisita!

Kria dar os parabéns pela noite de karaoke!!!A animação voltou a iluminar a noite ruilhense!!!

Participam...se n for a cantar, bebendo uns copitos...de àgua ou sumo claro!;)

Cumprimentos "nadriguenses"

Nadrigues ;)

Anónimo disse...

olá a todox!!! gostei do tema nadrigues. apesar d achar k tens razão em certos pontos tens que concordar que ninguém daria tanto valor ás campanhas de solidariedade de houvesse uma por mês!!! não é suficiente uma campanha por ano, mas se a campanha, festa ou seja o que for consiguir ajudar, já não é nada mau! kuanto ao jet7, que ao menos uma vez por ano mostrem que servem para alguma coisa!!! uma ideia, a aja como associação podia fazer tb uma campanha de apoio a alguma instituição com recolha de livros, roupas k n se usam, etc, n sei se haverá festa de natal, mas a entrada podia ser "paga" com kk coisa para dar a alguma instituição. e sabes, pior que só se lembrarem dos mais necessitados no natal, é não se lembrarem nem no natal!
agora o consumismo, aí dou-te a razão toda! era tão fixe quando as prendas que davamos e recebiamos eram feitas por nós, coisas simbolicas! era importante passar essa mensagem aos jovens sócios. fico por aqui, inté

Anónimo disse...

ola a todos!

Sabes 007, concordo com os aspectos em que me chamaste a atenção...de facto é melhor fazer pouco k nd! Mx deixa me triste xbr que podemos fazer mt mais pelos outros,so k a generalidade das pexoas faz se de desinteressada e desconhecida face ao k se passa à sua volta. E olha k n tou a falar em ajudar os paises de africa com campanhas de recolha de alimentos, texteis lar e vestuàrio...mx simplesmente em ajudar o vizinho que mora ao nosso lado, k mts vzs gostava de oferecer aos seus filhos um brinquedo pra n se sentirem inferiores e tristes perante os amigos e no entanto n podem!Conheço casos assim...em k as crianças em causa até foram à lua qd no ano passado receberam 1 carro e uma boneca!Gostei da ideia de se levar pra festa de natal algo de útil para os outros. é uma questao dos outros lerem a tua sugestão...

Obrigada pela tua opiniao!

Cumprimentos a todos!

Nadrigues ;)

Anónimo disse...

boa noite Bloggers!
Happy to be here, but just for let you know that I'm still alive.
Bye!

Anónimo disse...

Isto está mesmo flat....
Não sei o que se passa mas o povo adormeceu......

ACOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORDEM.....

Anónimo disse...

oi pessoal!!!
Tal como o pirate disse...so passei aqui para dizer k tou viva...melhor sera dizer k vou sobrevivendo!!!

fiquem bem
nadrigues ;)

Anónimo disse...

Olá a todos! O prometido é devido e por isso aqui estou para comentar o assunto Natal. Há dias vi na televisão uma noticia que dava conta que cada criança portuguesa recebia em média 8 brinquedos. As crianças têm tudo o que querem e depois não dão importancia a nada. É o Natal dos nossos dias. Quase me atrevo a dizer que não é a festa do Natal mas do consumo e todos nós caimos no mesmo erro. Não vale a pena criticarmos-nos uns aos outros porque somos todos iguais. Em contaponto com este Natal, surge na minha memória o Natal da minha infância. Que mágico que ele era. Não recebiamos os presentes na noite da consoada mas sim no próprio dia de Natal. Deixavamos o sapatinho na lareira e quase não dormiamos.O acordar era muito cedo e começava-mos por espreitar pelo buraco da fechadura para ver se o Menino jesus se tinha lembrado de nós. Depois era a coreria para os presentes. Apenas um para cada um de nós mas que fazia as nossas delicias. Para mim uma boneca e para os meus irmãos um camião e uma rectroescavadora. Durante as semanas seguintes aqueles brinquedos eram usados até á exaustão. O camião e a rectroescavadora depressa se rompiam e tinha que ficar atenta á minha boneca não fosse ela ficar com as tripas de fora.É que o meu irmão Américo gostava muito de estudar mecânica e quase sempre sobravam peças.Mais tarde descobrimos que a responsável por esta alegria era a nossa avó paterna. Os sacrificios que aqueles presentes deviam representar para ela, mas a alegria com que os dava sem esperar agradecimentos nem nada em troca. Esse é verdadeiro espirito natalicio. Dar sem nada esperar em troca. Ao contrário do Natal dos nossos dias em que se faz troca de presntes. Parecem relações comerciais. Prdeu-se a magia, perdeu-se a essência do Natal, a figura do Jesus Menino. Perdemos-nos nós entre compras, agitações, preocupações com o que vamos dar, o que vamos comer, como vamos decorar a casa. Ficamos a perder porque ficamos mais pobres e mais vazios. A única coisa que se salva no Nosso Natal são precisamente as campanhas de solidariedade que aparecem nesta altura. É pena que não nos lembremos dos outros todo o ano mas mais vale uma vez do que nunca. Fiquem bem. Um Feliz Natal para todos.

AJOG disse...

Sábias palavras , Sameiro, Sábias palavras......