Seguindo o que foi proposto no post anterior, um dos nossos comentadores mais acérrimos o Viajante enviou um texto , em jeito de comentário sobre essa grande tradição que é a Desfolhada. Devo colocá-lo para leitura de todos os internautas já que complementa outros textos já publicados. Agradece-se comentários, adendas ou mais textos !! Saudações associativas! Viajante said... O cultivo do milho é uma tradição do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral. Esta planta gosta muito de calor e água; por isso, é necessário muito trabalho para a regar. A sementeira é feita nos princípios de Maio; em Junho, quando o milho já é uma plantinha verde, o terreno é sachado para tirar as ervas daninhas. Em Julho começam as regas.Hoje em dia já existem sistemas automatizados,antigamente (no presente só no minifundio) a água era armazenada em tanques de granito ou poças junto a nascentes, e dai guiadas até ao milho . Quando o milho cresce, é-lhe cortado o pendão ou bandeira que é um óptimo alimento para o gado.Nos fins de Setembro, princípios de Outubro cortam-se as canas do milho, que são transportadas para a eira no carro de bois. Na eira faz-se a desfolhada. À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos de verga ou de costelas que, depois de cheios, são despejados no canastro ou espigueiro. Os jovens participam entusiasmados nas desfolhadas, sempre na esperança de encontrar milho-rei ou rainha para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada e não só... daqui nasciam por vezes os namoros...Perguntas tu, o que é o milho rei? Pois bem,O milho-rei é a espiga vermelha (quando a pessoa que desfolha encontra esta espiga, tem que dar um abraço a todas as pessoas presentes). A desfolhada - ou esfolhada ou descamisada - termina sempre com uma festa (com comes-e-bebes), ao som das concertinas e de um baile que dura até largas horas da noite.As grandes desfolhas como podes ver eram pontos de encontro e convívio. Para além do trabalho ficar realizado (factor importante), o povo divertia-se conhecia-se, enamorava-se...vivia. Parabéns AJA. Fico á espera da DeSFOLHADA 2005 Viajante. Bibliografia - Região de Turismo do Alto Minho
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comments:
Grande Jorge Guimarães...
Estou sem palavras, um texto adaptado por mim num post.
UM abraço e fico á espera de novos assuntos para comentar...
Gostei do "comentador acérrimo".
Viajante
Olá viajante!
Achei que o teu texto complementava o outro enviado pelo Pirate, logo tornei-o um post. Farei o mesmo com outros textos/comentários que ache serem de especial interesse!Logo, não tens nada que agradecer. Continua a parecer.
Boa noite Jorge... acho que já posso tratar-te assim...
Á que felicitar o novo blogger, já somos quatro, e um pormenor, é uma menina. Á que a tratar com todo o respeito e cavalheirismo :-).
UM abraço
VIAJANTE
O pirate ???????????
Olá viajante!
Claro que podes tratar-me por Jorge...
Sim, de facto temos mais uma comentadora o que me apraz sobremaneira. É bom ver o trabalho dar os seus frutos....
Saudações associativas!!
Olá viajante!
Obrigada pelas boas vindas. Ser ou não ser política. Eis a questão. Como se exige um esclarecimento tomei a liberdade de transcrever do dicionário o significado de política para ver se chegamos a alguma conclusão “construtiva”. Antes de mais, cumpre-me lembrar que quem falou em cores políticas foi o meu caro viajante….
1- Ciência ou arte de governar;
2- Orientação administrativa de um governo;
3- Princípios directores da acção de um governo;
4- Arte de dirigir as relações de um estado com outro;
5- Conjunto dos princípios e dos objectivos que servem de guia a tomadas de decisão e que fornecem a base da planificação de actividades em determinado domínio;
6- Figurado modo de se haver em qualquer assunto particular para se obter o que se deseja; estratégia; táctica;
7- Figurado astúcia; esperteza; maquiavelismo;
8- Figurado cortesia; urbanidade; civilidade; cerimónia;
Desafio: Em qual das seguintes definições te enquadras?
Saudações associativas
Associado n.º 13
Sorry, I couldn't come before!
O tempo nem sempre chega para tudo aquilo que queremos, desejamos ou, porventura,temos que fazer. Mas já estava com um certo formigar nos dedos... Este espaço é, sem dúvida, privilegiado para que cada um possa expressar livremente a sua opinião.
Viajante: gostei da tua investigação.É isso que se pretende: despertar o interesse para novos assuntos ou temas.
Associado(a)13: muito perspicaz! É bom que aprendamos em vez de assumirmos que o conhecimento, a cultura - limitadíssima por sinal -que por aí anda satisfaz os menos "sequiosos" de saber.
Queria aproveitar para dar os parabéns ao Jorge Guimarães pelo trabalho desenvolvido neste Blog. A AJA continua a ser exemplo!
Pirate
Bom dia a todos,
Abraço aos "AJAblogers".
Antes de mais fiquei contente pelo "regresso" do pirate - Mas com ele falo mais tarde.
Olá 13, fiquei contente pela tua investigação, e desde já posso te afirmar que um dos meus objectivos aqui no Aja Blog vai-se realizando.
Como deves entender, eu comento, com todo o prazer todos os assuntos que me são colocados. Mas em relação á vossa associação este (politica) é sem dúvida tema que dá para falaaaaaaar e escrever.
Um exemplo, tu, primeiro comentário no blog - o passeio e resposta sobre politica ao Viajante, segundo comentário no blog, resposta sobre política ao viajante... :-)
Calcula que eu entrava aqui a falar só de desfolhadas, ou de passeios, ou de desporto, seria apenas mais um.
A vossa associação tem á vista de muitos (posso afirmar que não é definitivamente a minha perspectiva)objectivos politicos.
Eu apenas exploro os pontos mais "criticos " das situações, pois esses é que dão motivos de conversa...diálogo...questões...etc...
Quanto ao desafio, a resposta vai surgindo nas minhas palavras, se analisares comentários anteriores com certeza obtens a dita resposta e poderás me enquadrar nas referidas definições politicas.
Já agora, desafio-te a me colocares nas defenições que anteriormente transcreves.
Fico á espera..
Para terminar, vivas as cores, Laranja, Rosa, Azul, Amarelo, Verde, Vermelho ... viva á liberdade e expressão ;-)
Olá viajante!
Não tenho qualquer dificuldade em te enquadrar numa daquelas definições mas nem preciso fazê-lo uma vez que as tuas palavras já o fizeram. Se os teus objectivos se vão concretizando, os meus já o foram.
A máscara caiu depressa demais.
Ainda bem que existem pessoas que trabalham, que fazem coisas bonitas em prole da comunidade em que se inserem para que outros se entretenham a comentá-las. Eu continuo a admirar quem faz. É dessa juventude empenhada e com projectos que este país precisa. Bem ajam todos os que são jovens fantásticos.
Gostei das tuas palavras finais, que corroboro: VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. T
enho muitas dúvidas que convivas bem com ela.
Associado n.º 13
Olá a todos!
Pelos vistos o blog está animado!!! Já me tinham contado mas ainda não tinha tido tempo de o verificar.
Como sabem, encontro-me ligada afectivamente a esta associação, que defendo com unhas e dentes e contra ventos e marés. Por isso passarei à frente das tais opiniões “construtivas” que me parecem sofrer de uma certa dor de cotovelo. Estou disponível a debater esse e outros assuntos com o tal viajante. Aja coragem.
A minha entrada neste blog tem a ver com um assunto muito importante. Quero lançar um apelo: NÃO ABANDONEM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
Nos últimos dias apareceram perto da minha casa quatro cachorrinhos bebés abandonados. Se alguém tiver a disponibilidade de adoptar um, ficaria muito contente. Não entendo como é que alguém pode ficar indiferente ao olhar de um cachorrinho abandonado que suplica por um carinho, por uma brincadeira, por um lar, por uma família. E não se esqueçam que o cão é o melhor amigo do homem. O cão é fiel e brincalhão. Quem já tem um sabe do que eu estou a falar. Quem não tem deveria experimentar. Posteriormente tentarei colocar fotografias deles neste blog.
Maria Sameiro Vilaça
estou perplexo!!!
Bem, mas que "discussão" acérrima!!!
Desculpem-me, mas por breves instantes pensei que estava perante um confronto entre lideres partidários!!!
Lembrem-se sempre (nº treze e viajante, essencialmente) que temos perspectivas e opiniões diferentes, que devemos aceitar e respeitar! Imaginem se todos porfilhassem dos mesmos objectivos e opinioes???Uma sugestão: Não tentem sequer imaginar!!! Isso seria viver na mais perfeita obscuridade e monotonia!
Acho que todos convivemos bem com a liberdade de expressão...o eterno problema da nossa sociedade reside na compreensão e empatia!
Pensem nisso, meus caros!
Ah!!!Concordo com o comentário da maria vilaça!Porém, tenho a acrescentar que só deve experimentar ter um cão, quem, de facto, gostar de tal animal! é um prazer criar e cuidar de um animal tão fantastico (falo por experiencia propria), mas, sem querer ferir susceptibilidades, ha muitas gente incapaz de o fazer, quer por motivos afectivos, quer por condições de outra ordem!Todos temos a liberdade de gostar e nao gostar de animais! O meu apelo vai pra quem não gosta: Se n gostam ofereçam a um amigo, familiar... NUNCA OS ABANDONEM!NUNCA OS MALTRATEM!
Vou apanhar a proxima nave....
Até à proxima galáxia!
Blognauta...
Bem vindo!!
Obrigado pelo teu comentário. Volta sempre e quando quiseres deixar um assunto aparadiscussão, deixa como comentário..Se achar que é válido , interessante ou pedagógico será colocado como Post!
Saudações associativas!
Bom Dia Caros Amigos!!!
Antes de mais quero felicitar, o meu amigo Jorge Guimarães pelo excelente trabalho que tem elaborado, no blog em prol de AJA, e a todos aqueles que colocam aqui todos os seus comentários.
Quero destacar também, o excelente trabalho que a Associação Juvenil de Arentim tem elaborado na freguesia. Apesar da falta de condições, em que a AJA se tem deparado para a realização das suas actividades, é de louvar o dinamismo, a destreza, e o empenho na promoção que esta tem dado á freguesia a nível distrital. Isto é um exemplo de orgulho para todos os Arentinenses. Só demonstra que a juventude de Arentim, quando se junta, pode mover montanhas, mesmo contra aqueles, que pensam ser os donos da freguesia, mas para esses a freguesia, a cidade, e o mundo resume-se só, ás suas medíocres inteligências fechadas!!!!. Amigos tudo á nossa volta sofre a mudança, porque é que Arentim é excepção?? “Deixo a questão no ar”
Quanto aos comentários que tenho lido são excelentes, mas meus amigos porque não falar além da política, falar das guerras, da fome, nos problemas actuais, elaborar temas em que, a associação possa dar ênfase, afim, “e deixo o desafio”, de a própria “AJA”, aplicar esses temas em algumas das suas actividades, e também dando relevância aos mesmos na sua própria revista.
A Sameiro Vilaça, também minha grande amiga colocou no ar um tema, que preocupa não só certas pessoas em Arentim, mas também é uma preocupação a nível nacional. Pensem nisto como exemplo!!!!
Desculpem qualquer coisinha!!!
Cordiais Saudações a todos os sócios desta a associação!!!
Seja bem vindo(a).
Agradeço as tuas palavras. Agradeço também o teu comentário.
Se reparares nos posts mais adiante lancei um tema para discussão e devo dizer que alguns dos comentários estão a ser muito bons.
saudações associativas
o que eu estava procurando, obrigado
Enviar um comentário